
Sobre mim
Psicólogo Clínico desde 2006, hoje pai, marido e devoto à vida, foi desde muito cedo que se iniciou esta caminhada pela saúde. Aos 6 anos foi-me diagnosticado um tipo de tuberculose que me colocou em mãos o que julgo ter sido o meu primeiro grande desafio existencial.
Foi nesta experiência, única, marcada pelo medo, isolamento e constrangimentos vários, que também conheci outras formas de estar. Por sugestão médica, crendo-se potenciar a recuperação e eficácia do tratamento medicamentoso, foi-me igualmente “prescrito” uma rotina abundante no contato com espaços arborizados e naturais. Tal fato (ou antes salvação!) veio a permitir o contato com novas experiências e alternativas, auxiliando-me no contrabalanço das perdas e tensões vividas com o prazer da curiosidade e descoberta em comunhão com o verde natural original.
Foi um período vivido em ambivalência, pela angústia da privação e incerteza, e o prazer contrastante proveniente da realização e descoberta de novos prazeres e interesses. Vejo agora o quão rico e influente foi este acontecimento no meu propósito profissional, e o quanto determinante foi no semeio de valores de vida, como a saúde e a importância do autocuidado, bem como o respeito pelo planeta que habitamos, elementos que o constituem e seu inquestionável poder curativo.
Porquê a Saúde Mental?
A escolha pela saúde mental não foi clara. Certo que o universo da saúde estaria sempre na primeira linha de escolha, deparei-me na hora H numa encruzilhada, tripartida, desempatada pela opção que reunia três valores essenciais: a saúde, o ser uma profissão de proximidade interpessoal e onde a relação tivesse o destaque central. Entre uma licenciatura em Ciências da Vida, em Enfermagem e Psicologia da Saúde decidi-me pela última. Foi uma escolha assumidamente emocional, muito motivada pela oportunidade de olhar “por outra janela” a minha psicologia pessoal, omnipresente no meu íntimo e nas buscas assíduas de autoconhecimento e compreensão do percurso pessoal vivido até então.
Foi a partir desta convivência mais intima e compreensiva, que de forma gradual e expontânea cresceu um interesse maior pela compreensão do Outro, pela forma como se vê, se relaciona consigo e com suas partes. Assumindo que todos somos iguais pelas diferenças que nos distinguem, enriqueço dia a dia ao serviço da psicologia, pela diversidade infinita de formas de olhar o mundo e as relações a que tenho o privilégio de aceder, realizando-me o papel de facilitador do (re)encontro e (re)construção da pessoa na relação com os seus dilemas e impasses, angústias e superações.


Percurso Académico e Formativo
Licenciatura pré-Bolonha em Psicologia Clínica da Saúde, Universidade Independente;
Pós-Graduação em Psicoterapia e Consulta Psicológica, SAPP;
Pós-Graduação em Psicogerontologia, Universidade Católica de Lisboa;
Frequência em unidades curriculares do Mestrado Integrado em Medicina, FCM - UNL;
Especializações Complementares:
Formação em Modelos de Psicoterapia Psicodinâmica, Construtivista e Fenomenológica-Existencial;
Formação em Sexologia e Perturbações Sexuais, Hospital Júlio de Matos e Centro de Estudos de Terapias Cognitivo Comportamental e Sexologia;
Formação Avançada em Psicofarmacologia, CRIAP;
Formação em Avaliação Neuropsicológica e Demências, CRIAP;
Certificação em Coaching pela INCTA (International Coaching and PNL Training Academy) e SPCP (Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional)
Percurso Profissional
Desde 2006, Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta em contexto privado com experiência em Consulta e Avaliação Psicológica Acompanhamento Psicoterapêutico a adolescentes, adultos e adultos mais velhos;
2006 – 2007 – Experiência profissional em Centro de Saúde (USF Almada);
Desde 2010, Diretor Técnico de Empresa de Cuidados Domiciliários, Tempo Positivo;